PORTAL BANDA KU - BRASIL E AMÉRICA DO SUL

Google
(c) 2003-2009 G. Paiva Ass. e Cons. Ltda
Edição e Manutenção: Geraldo Paiva
Última atualização: 19.10.2009
Onde você encontra a orientação técnica que procura




1.Componentes da Instalação:

Receptor DVB-S/DVB-S2, DiSEqC-1.2/USALS compatível - nacional ou importado, lojas especializadas e importadores

Antena a ser montada no Cabeçote Polar - de chapa, fibra ou telada, lojas de antena parabólica

Cabeçote Rastreador Polar - importado ou similar ao exemplificado neste site. É possível encontrar no Brasil, em comércio especializado

LNBF Universal (Banda Ku), Monoponto com despolarizador circular (Banda C), lojas de material de TV Satélite

Braço Atuador de 12", 18" ou 24" - importado, Moteck, SuperJack, HTS ou outro.É possível encontrar no Brasil, em comércio especializado

Posicionador, Memorizador de posições, Rastreador ou Tracker,  tipo V-Box-II SuperJack, Moteck ou outro. É possível encontrar no Brasil, em comércio especializado

Aparelho de TV - nacional, qualquer modelo, lojas de eletro-domésticos

Cabo de ligação entre Braço Atuador e V-Box-II (energia motor e tomada sensor), lojas de antenas

Cabos Coaxiais RG-59, com conexões, entre LNBF, V-Box-II e Receptor (DSR), lojas de antenas



2.Como Efetuar ligações:  Seguir o Diagrama abaixo


































3.Como Ajustar o Sistema:


a) Coloque o cabeçote rastreador no pedestal, a antena monte-a sobre o cabeçote polar e coloque o LNBF no ponto focal, com a sonda veritcal orientada para 12 horas. Ao final de orientação da antena e cabeçote, a sonda vertical do LNBF deve apontar ao norte verdadeiro, assim como o eixo polar do cabeçote.

b) Ajuste o ângulo off-set e o ângulo polar de acordo com a latitude e aponte a antena para o norte verdadeiro (eixo polar apontando para o norte verdadeiro). Ajuste mecanicamente os limites de trajetória (ajuste de fim de curso leste e oeste) do braço atuador.

c) Cheque se todas as conexões foram feitas de acordo com o diagrama acima e se os aparelhos foram ligados nas tensões corretas. Se tudo OK, ligue o sistema. 

d) Fixe, pelo menos, três satélites: uma mais a leste, um zenital, outro mais a oeste: satelite A, satélite B, satélite C.

e) Ajuste os limites de fim de curso da trajetória do braço atuador, usando o posicionador. Esses limites devem coincidir ou serem um poucos antes dos limites fixados mecanicamente. Os limites podem ser eventualmente fixados através do receptor.


f) Edite o satélite A, coloque frequência, SR e polaridade de um transpônder forte x. Além das configurações normais para recepção com antena fixa, habilite DiSEqC-1.2 para aquele satélite. Mova, através do receptor, ou através do V-Box-II a antena para o satélite A. Localizado o satélite, faça um ajuste fino da posição da antena. Salve a posição.

g) Edite o satélite B, coloque frequência, SR e polaridade de um transpônder forte y. Além das configurações normais para recepção com antena fixa, habilite DiSEqC-1.2 para aquele satélite. Mova, através do receptor, ou através do V-Box-II a antena para o satélite B. Localizado o satélite, faça um ajuste fino da posição da antena. Salve a posição.

h) Edite o satélite C, coloque frequência, SR e polaridade de um transpônder forte z. Além das configurações normais para recepção com antena fixa, habilite DiSEqC-1.2 para aquele satélite. Mova, através do receptor, ou através do V-Box-II a antena para o satélite C. Localizado o satélite, faça um ajuste fino da posição da antena. Salve a posição.

i) Teste, agora, o movimento da antena. Selecione o transpônder x e veja se a antena se movimenta para o satélite A, a partir de C.

j) Selecione o transpônder z e veja se a antena se movimenta para o satélite C, a partir de A.

k) Selecione o transpônder y e veja se a antena se movimenta para o satélite B, a partir de C.

l) Depois de confirmar que a varredura de órbita está OK e que a antena viaja corretamente entre os satélites A,B e C, configure outros satélites em posições intermediárias, seguindo o mesmo procedimento.



4.Como efetuar a ligação dos componentes no Sistema HH


No Sistema HH utiliza-se simplemente o cabo coaxial para conduzir o sinal, a alimentação do motor HH e as tensões de comando. Trata-se de um sistema muito simples e amigável para com o usuário.
HOW-TO SIMPLIFICADO SOBRE COMO CONFIGURAR UMA INSTALAÇÃO PARA ANTENA MÓVEL