PORTAL BANDA KU - BRASIL E AMÉRICA DO SUL

Google
(c) 2003-2009 G. Paiva Ass. e Cons. Ltda
Edição e Manutenção: Geraldo Paiva
Última atualização: 05.10.2009
Onde você encontra a orientação técnica que procura



O cabeçote AZLE-001-18 foi projetado para ser flexível na sua aplicação. Embora a sua mesa tenha sido de fábrica desenhada para receber uma antena como a Zirok 1.50m, sem maiores alterações, através de pequenas adaptações de campo, poderá receber uma antena Digimaster de 1.6m, bem como antenas teladas de até 2.6m. Isto significa que o cabeçote está preparado para receber todos os modelos de antena teladas de medio porte encontradas no Brasil. 

O cabeçote rastreador AZLE-001-18 deverá usar um braço atuador de 18", para maior abrangência de rastreio. Se não se desejar uma varredura quase total da órbita visível, pode-se usar um braço atuador mais econômico, o de 12".

Para possibilitar uma maior faixa de órbita rastreável, o braço atuador poderá opcionalmente ser montado a jusannte ou a montante. O que vai determinar o posição de montagem é o local da instalação. Se mais a leste ou se mais a oeste. Por outro lado, o cabeçote AZLE-001-18 permite ajuste de ângulo polar desde zero graus (regiões do equador) até 35 graus (regiões mais ao sul do Brasil). 

Para dar maior robustez ao cabeçote, ele utiliza chapas de 5mm de espessura, eixo polar de 16 mm de diâmetro, girando dentro de tubo, à forma de mancal.  Para desmistificar o uso do cabeçote, juntamente com ele serão fornecidas instruções completas de como fazer todos os ajustes para um equilibrado rastreio de toda a órbita geoestacionária. Tem sido difícil encontrar informações que facilitem a instalação correta de uma cabeçote rastreador. Por isso, ao fornecermos o cabeçote, incluiremos instruções suficientes para que o instalador/utilizador entenda o seu funcionamento.

Três parâmetros são importantes no ajuste de um cabeçote polar, para poder rastrear de fato dos os satélites no arco de visibilidadce ou no arco de seu alcance. O ângulo polar, aproximadamente igual à latititude do local de instação. O ângulo de declinação, ou offset, para que a antena, de fato, rastreie a órbita de forma equilibrada e a direção sul-norte, sem o que não se conseguirá o necessário desempenho da instalção. Tudo isso será parte de informação documentrada a acompanhar o cabeçote.

O cabeçote rastreador é apenas o item mecânico da instalação. Caberá ao seu comprador completar a instalação com outros componentes como:
. Braço Atuador de 12" ou de 18" (18" para maior alcance de rastreio) 
. Tracker (V-box) 
. Receptor Digital DVB/MPEG-2, até com busca cega se puder. 
. Antena Parabólica ponto focal, sólida como a Zirok, Digimaster, ou teladas de diversas marcas.
. LNBF monoponto, preferencialmente LNBF com DOCRATO nele adaptado, para receber indistintamente sinais lineares e circulares 
. Cabos e conectores
. Tubo coluna de 2.1/2", schedule 40" (diâmetro externo 73.03 mm)


DADOS TÉCNICOS DO CABEÇOTE MODELO AZLE-001-18